2 de jan. de 2008

Desde Aquele Dia...



Numa época em que se fala tanto em violência, onde a sociedade sente crescer cada vez mais a criminalidade e que os governos se sentem menos potentes em vencer a escalada dos contraventores e bandidos, quem pode ajudar a amenizar este aparente caos social? A paz do mundo depende da paz mental de cada ser humano, cada família. A paz mental é um estado de equilíbrio do indivíduo; ela se expressa quando todos os aspectos da personalidade têm todas as suas necessidades satisfeitas. Todo ser humano está em repouso; não há desejos ardentes nem angústia provocada pela falta de alguma coisa. Apenas o gozo tranqüilo da harmonia é sentido em todos os níveis da personalidade. Como pode cada indivíduo obter esta paz mental e desta forma a sociedade se tornar mais amena?

No final das contas a paz mental e a felicidade independem de circunstâncias exteriores. São exclusivamente determinadas pela nossa disposição e capacidade para fazer justiça a todos os aspectos de nossa personalidade, usando da possibilidade de compensação. A arte de viver é aprendida através da análise crítica da maneira em que estamos vivendo, e isto inclui o reexame periódico de nosso jogo de valores. Ela jamais se expressa através de algum credo que possamos seguir ou aprovar de maneira formal. Nosso credo verdadeiro e nosso jogo de valores apenas se expressam através da apreciação de nossa maneira de viver. A vida é o mestre, a lição e a escola, tudo ao mesmo tempo. O grau de paz mental e de felicidade que formos capazes de alcançar provará a nossa posição na escola da vida.

Portanto, a diminuição da violência depende do aprimoramento dos valores que as pessoas, órgãos e entidades possam promover na sociedade, nas famílias e no individuo. Aumentando a paz mental em cada uma destas células o mundo estará cada vez mais em paz.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigado por comentar..

Free Web Counters

Firefox

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO