13 de mai. de 2008

O que o povo anda lendo? - Parte III



Começa na infância. E a primeira vítima é a mãe. Depois vêm as namoradas, a esposa, a sogra, a amante, os amigos, o chefe. E se torna um comportamento compulsivo.

Muitas vezes lançamos mão delas para evitar algum tipo de constrangimento ou para escapar de broncas, outras pela terrível necessidade de não magoar os outros, ou até mesmo por mera brincadeira.

Não tem como escapar — as mentiras vão sempre estar presentes no cotidiano do ser humano. E se muitas vezes são mentiras inocentes, sem maiores conseqüências, em outras situações elas assumem dimensões gravíssimas e podem levar a um desfecho trágico. Mas, quando se trata de histórias de Luis Fernando Verissimo, é para deitar e rolar de rir desse arsenal de fraudes que utilizamos diariamente.

As Mentiras que os Homens Contam, uma seleção de crônicas garimpadas de várias publicações do autor, é o primeiro livro da Série Ver!ssimo.

O livro reúne 41 histórias, algumas inéditas em livro. Depois de percorrer as 176 páginas, o leitor certamente vai se lembrar de algumas situações parecidas que ocorreram em sua vida:

Quem nunca se deparou com um estranho na rua com a constrangedora pergunta: "Lembra de mim?" E você, mesmo sem saber de quem se trata, responde: "Claro." E, aí, tenta ganhar tempo e mais algumas dicas para decifrar a identidade do inconveniente sujeito;

Quem nunca inventou, para a mãe, uma dor ou mal-estar pra fugir de um dia de aula?;

Quem nunca usou o trânsito para justificar o atraso a um compromisso?;

Afinal, quem nunca contou uma mentira que atire a primeira pedra. Ou então se junte a essa deliciosa galeria de mentirosos inventados por Verissimo.

Boa leitura.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigado por comentar..

Free Web Counters

Firefox

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO