26 de mar. de 2008

48...


Renato Manfredini Júnior, nascido em 27 de Março de 1960 no Rio de Janeiro, cantor, compositor e músico brasileiro... Com vocês, um pouco de Renato Russo...

Em 1978 organizou sua primeira banda, o Aborto Elétrico, a qual perdurou por 4 anos e terminou devido a constantes brigas, anos mais tarde, em 1982 ele integrou a banda Legião Urbana, onde permaneceu até sua morte, em Outubro de 1996.Até os seis anos de idade, Renato sempre viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Começou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, ainda no Rio. Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas...", que nunca foi divulgada na integra.

Em 1967, mudou-se com sua família para Nova Iorque ,Aos nove anos, em 1969, Renato e sua família voltam para o Brasil, indo morar numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília , passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos.

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos e André Pretorius. Não durou muito, terminando por brigas entre Felipe e Renato. O Aborto foi a semente que deu origem à Legião Urbana, ao Plebe Rude e ao Capital Inicial, liderado por Dinho Ouro-Preto.

Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico à frente da Banda Legião Urbana, sendo compositor de praticamente todas as letras. Foi na Legião Urbana que Renato passou a ser reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, ele próprio temia a relação que foi criada com os fãs, alguns tinham verdadeira adoração pela sua figura. Os fãs Faziam trocadilhos com o nome da banda, "Religião Urbana"/Legião Urbana, Renato desprezava essa troca. A banda se desfez com a morte do músico (onze dias após sua morte, Dado e Bonfá decidiram parar a banda). Durante todo o tempo na Legião, estima-se que a banda tenha vendido cerca de 15 milhões de discos no país, além de continuar vendendo até hoje, há mais de uma década após sua morte...


E vive mais do que nunca o eterno poeta...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigado por comentar..

Free Web Counters

Firefox

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO